Aqui estão algumas perguntas comuns relativamente à receita do isco (Clica aqui para veres a receita do isco):
Já finalizei as etapas do Isco!
Está pronto para ser utilizado?
Como o uso?
O que faço com tanta massa de Isco?
Como conservo no frigorífico?
Esta massa do isco é já uma massa preparada para pão?
Com base em algumas perguntas que me têm feito fiz mais uns desenhos para responder melhor às dúvidas gerais sobre o isco:
Mais algumas dúvidas respondidas:
Onde arranjo água sem cloro?
R: Há uma forma muito simples de tirar o cloro da água. Basta colocar água num frasco de vidro e colocá-lo ao sol. Tapar a boca do frasco com um pano e em minutos o cloro vai evaporar-se da água.
Deverei mexer o isco tantas vezes? Dizem que estraga a massa...
R: Deve-se mexer várias vezes para oxigenar a massa. Ao ser mexido vai acelerar a actividade microbiana, e consequente a sua fermentação.
Poderei mesmo usar qualquer farinha?
R: Comigo funcionou. Quando fiz o isco pela primeira vez usei a farinha mais reles do mercado porque tinha receio que não funcionasse à primeira e não queria desperdiçar uma farinha cara. Mas de facto resultou e muito bem, acho que foi porque lhe dei a devida atenção e boas cascas de fruta. Claro que a formação do isco funciona muito melhor com farinhas integrais, porque os “bichinhos” tem um alimento muito mais requintado.
Fermentação são fungos e bactérias, não são nocivos para a saúde?
R: Não, desde que cuidemos do isco com devida higiene.
Para além disso a massa não é para se comer crua, ela vai ao forno a 200º/180º e mata todo e qualquer bicho nocivo que eventualmente poderia existir.
Que quantidade de Isco devo utilizar para substituir o fermento químico?
R: Pela minha experiência 100gr de Isco dá para substituir uma colher de sopa de fermento químico. Mas deve depender muito da receita. Eu aconselho a seguirem receitas que levem massa-mãe senão pode correr mal e desperdiçarem farinha e os outros ingredientes.
Se tiveres alguma dúvida diz-me algo, certamente saberei responder-te ❤
Se tiveres interesse, criei um poster a explicar detalhadamente como fazer o maravilhoso pão.
É o meu poster mais vendido ❤
Espreita-o clicando aqui.
Lá encontras como publicar o teu livro infantil, retratos a aguarela, posters, livros e todos os artigos que são criados por mim.